Diário JK: O segundo dia

  • 4

Espeleologia é a ciência que estuda as cavidade naturais e outros fenómenos, nas vertentes da sua formação. Estamos aprendendo um pouco disso a cada dia, visto que hoje voltamos mais uma vez a explorar cavernas que sederam ao decorrer dos séculos ao efeito do ar e da água.

Hoje, em especial, conhecemos o Poço Azul, uma enorme cratera que foi formada no meio de uma fazenda e que se tornou sítio arqueológico para a descoberta de fósseis de espécies raras como a preguiça gigante e o tigre dentes de sabre. Mas o mais fantástico é poder ver que, ao centro do poço, a mistura de carbonato de cálcio com magnésio e a entrada de feixes de luz juntos causam um efeito azul na água que já é cristalina, e nos possibilita enxergar até 21m de profundidade. Ficar parado olhando esta maravilha??? De jeito nenhum! Vestimos o colete outra vez, colocamos o snorquel, e fomos mergulhar para conferir de perto o efeito. Foram minutos que demoraram a passar, como se voássemos em meio a um cânion colorido de azul a um palmo de tocar o chão! E a água a 24º mas com sensação térmica de 17º! Detalhe: na foto apenas metade da rocha ao centro está fora d'água, mas como a água é tão transparente, não dá para ver que está perto da plataforma... Como não conseguimos descarregar todo o chip, 1 foto nossa acima e um postal do Poço Azul abaixo:


Depois disso, ainda fomos conhecer a impressionante cidade de Igatu, no alto da serra de rochas sobrepostas. Antiga cidade de garimpo, Igatu é uma cidade feita de pedra! As casas são de pedras, separadas por ruas de pedras, e abriga ao seu final ruínas do que foram casas dos primeiros garimpeiros que se aventuraram na Chapada Diamantina. E finalizamos num banho de corredeiras do Rio Paraguassú, no final do município de Andaraí.


Amanhã, nada de carro!!! A Kel já está aqui aflita... Iremos fazer trilhas de mais de 7km para chegar em uma cachoeira mais afastada, chamada Cachoeira do Sossego e terminamos em Ribeirão do Meio. Trekking, sol e banho gelado. Vamos deixar pra descansar só mesmo no ônibus à noite, de volta para Salvador!


Inusitadas:


Não adianta! Não sei o que acontece, mas não posso entrar numa cachoeira sem levar um escorregão...


A Kel pôde tirar a noite de hoje para visitar TODAS as lojinhas de artesanatos e bugingangas de Lençóis... Chega, entra na loja, olha, olha, olha, pergunta, tira foto, e no final não leva nada! ;~


Eu descobri que aqui em Salvador a emissora local transmite os jogos do Corinthians, e não dos times cariocas. Mas tem tanta coisa pra fazer, sofro, mas espero que meu time continue bem mesmo com meu desfalque...

4 comentários:

  1. Estamos vivendo junto co vcs estas maravilhas, embora somente por fotos. Hoje, fomos jantar somente nós dois, no Palazzolo, para comemorar nosso 32 anos de casados. Como não podemos mergulhar no mar, comemos Camarão Abraçadinho ao creme branco. Divirtam-se.
    O Pai e a Màe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Que maravilha estar com voces nessa aventura. E o melhor, estou ansioso para chegar a Cachoeira do Sossego sem ter caminhado 1Km a pé, se quer. Continuem em frente, e falando pela mamãe, tomem cuidado, não cheguem muito na beira... rsrsrsrs abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oieee...
    Primeiramente, FELIZ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO PARA OS POMBINHOS!!! Estamos aqui desejando muitas felicidades e alegrias para os dois. Que continuem sendo abençoados por Deus e cultivando esse amor que sentem um pelo outro e que regam toda a familía!

    Um abração bem apertado! Se eu tivesse aí eu teria ido pro jantar tb! ehhehehe...\o/

    ResponderExcluir
  4. Iokim, pode deixar que o Jean já escutou muito ao pé da orelha pra não chegar muito perto da beira...rs

    Hoje postamos uma foto que você ainda não vai ver a Cachoeira do Sossego, mas assim que tivermos mais tempinho na lan house eu posto mais fotos!

    Ah, e tu ta muito folgado, viu? Vai se preparando pra qd vc vier aki... Não pode amarelar, hein! Vai ter que ir! =D

    Abração e até amanhã!!!

    Jean ta mandando um abração tb! =p

    ResponderExcluir

Blog Archive