Dia 05: Vamos fugir... pra Ilha do Mel, Baby...!

• 0
Ao som de reggae, com ameaça de chuva - mas com muito otimismo - demos uma pausa no city tour em Curitiba e descemos a serra para a cidade de Pontal do Sul, rota mais rápida para se conhecer a lendária e exótica Ilha do Mel!

Aventura que já valeu a pena só pela deslumbrante paisagem da serra, com flores e neblina, e pelo translado de barco para a Ilha (30min). Em menos de 3h já estávamos no vilarejo de Nova Brasília!

Você pode desembarcar em Nova Brasília ou em Encantadas, nos extremos da Ilha, e ainda fazer de barco ou a pé o percurso entre os dois vilarejos. O local exige disposição para aventura, seja fazendo trilhas, andando de bicicletas ou navegando, para descobrir um pouco de cada um dos seus mistérios. Oferece estrutura de pousadas e restaurantes, além de aluguel de bicicletas, e mesmo sendo rústico acolhe bem o visitante.

Chegamos no trapiche e fomos direto fazer trilhas para o Farol da Ilha e ter uma visão superior do lado esquerdo da ilha. Almoçamos e em seguida pegamos um barquinho para o lado oposto, onde fomos conhecer a Gruta das Encantadas: uma caverna voltada para o mar que só aparece quando a maré baixa e logo é tomada novamente pelas águas do mar. O nome vem da lenda de que muitos pescadores eram seduzidos pelo canto das sereias em direção a esta gruta e nunca mais eram vistos.

O tempo nos beneficiou. Ameaçou chover mas nem atrapalhou as trilhas como no fim da tarde nos brindou com sol forte para nosso banho de mar na Praia Grande. Passeio inesquecível e que valeu todo o cansaço que levamos de volta para o hotel em Curitiba!